A frase acima é um provérbio latino. A idéia da permanência das palavras escritas e, conseqüentemente, do que elas contavam, encantava os romanos. Por isso, eles fizeram questão de registrar escrevendo na pedra, em seus monumentos e construções, sobre suas vitórias e seus heróis. O Império Romano caiu. As letras gravadas permaneceram, confirmando o antigo provérbio.
Um dado espantoso : aos 3 anos, uma criança de família de baixa renda ouviu 30 milhões de palavras menos do que uma criança de uma família mais favorecida.
E que diferença isso pode fazer?
Toda a diferença do mundo!
POR QUÊ?
As palavras são as nossas principais ferramentas para entender o que se passa, fazer coisas acontecerem e garantir harmonia entre as pessoas. As palavras são instrumentos para pensar.
Quanto mais palavras você conhece, compreende, lê e escreve, menos possibilidade você tem de se enganar ou ser enganado, numa sociedade letrada como a nossa.
Quando uma pessoa aprende a ler, ela passa a ter acesso a tudo o que a humanidade registrou em todos os tempos e lugares.
Quando uma pessoa aprende a escrever, ela ganha o direito de registrar a sua própria palavra e transmiti-la ao mundo.
O QUE TRANSFORMA UMA PESSOA NÃO É O APRENDER A LER E A ESCREVER:
É FAZER USO DA LEITURA E DA ESCRITA.
LER E ESCREVER BEM SÃO COISAS QUE NECESSITAM PREPARAÇÃO E PRÁTICA. FAZ PARTE DISSO – E QUE PARTE IMPORTANTE! MERGULHAR NO MUNDO DA PALAVRA ESCRITA.
(fonte:Passaporte da leitura e da escrita, Ler é preciso)
Nenhum comentário:
Postar um comentário