sexta-feira, 4 de julho de 2008

Salvando o português

Dúvida freqüentes

Mortadela / Mortandela
Para muitos, o problema não está em saborear essa carne embutidas, mas em pronunciar corretamente seu nome: mortadela (sem N)!

Lagartixa / Largatixa
Aquele pequeno réptil, que sobe em paredes e, geralmente, apavora a maioria das mulheres chama-se lagartixa. Não existe “largatixa”, assim como não é correto dizer ou escrever “largato” ou “largata”.

Ignorante / Ingnorante
Quem desconhece a existência de alguma coisa é grosseiro ou mal-educado, em outras palavras, é ignorante (sem N na primeira sílaba)!

Menos / Menas

Depende da classificação, a palavra menos pode ser advérbio, pronome indefinido, preposição ou substantivo. Em qualquer desses casos, no entanto, o termo é invariável, ou seja, só admite uma forma: menos. Assim, por mais que possa parecer correto dizer “menas”, não é!

Muçulmano / Mulçulmano / Mulçumano
Estudando a etimologia (origem e evolução) dessa palavra, descobrimos que há sempre a presença da letra L na segunda ou terceira sílaba “(persa muslimán (pl.) < ar. muslim ‘ id.’ ; f. hist. 1540 massoleymoens, 1716 musulmão, 1899 muçulmano)”. Logo, fica fácil deduzir que o correto é muçulmano, com L na segunda sílaba, já que, pela própria história da palavra, jamais houve L na primeira sílaba.

Perda / Perca
Muita gente confunde o substantivo feminino perda (de alguma coisa) com a conjugação do verbo perder na 1º e 2º pessoas do singular do presente do subjuntivo (perca). Portanto, atenção: o correto é “perda de tempo”!

Nenhum comentário: