segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ATIVIDADES COM PRONOMES PESSOAIS

1) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.



b) Hoje Gabriel ficou de castigo. Gabriel está muito teimoso.



c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.



d) Eu e meu irmão fomos á sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.


e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.



2) Complete as frases usando os pronomes comigo, contigo, e consigo.

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai .

b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá .

c) O professor saiu da sala. Ele levou as provas dos alunos.

Nenhum comentário: