segunda-feira, 13 de outubro de 2008

TEXTOS DE ALUNOS

`~CIGARRO
O cigarro tem uma droga chamada nicotina que tem o poder de tornar as pessoas dependentes do cigarro. O cigarro tem centenas de compostos químicos que, com o passar dos anos, vão atacando o seu corpo.
Muitos adolescentes começam a fumar porque acham que “pega bem”, que parece que se fica mais maduro(a).
Eu sei como é a vida de alguém que tem uma pessoa ou mais na família que fuma: meus pais são fumantes e é muito ruim ficar perto deles quando estão fumando. Se eles estão fumando, isto infecta o organismo da gente. Eu, às vezes, chego a passar mal, fico com falta de ar, etc.
Quando a pessoa fumante fica duas horas ou mais sem fumar, começa a passar mal, sua, sente dor de cabeça, ansiedade, etc.
O cigarro pode desencadear as seguintes doenças: câncer de pulmões e bexiga, derrame, infarto, impotência sexual, etc.
O cigarro faz mal.
Nunca fumem!

(Texto escrito pela aluna Vitória Fernanda Frantz, 7ª B)

FUMAR OU NÃO?
Qual seria a sua resposta a esta pergunta? Você ainda pensaria antes de responder?
Lógico; poderia até pensar, mas a melhor resposta seria: Não!
O cigarro dá futuro? Tudo tem futuro, mas não é tudo que tem um bom futuro.
O usuário de cigarro tem certa rotina não muito agradável, mas é uma rotina a que ele já está acostumado.
Para mim, que não fumo e nunca fumei, é meio difícil estar a toda hora ao lado de um fumante, por sentir um mal-estar.
Mas como tenho um pai que fuma, já estou meio acostumada, mas quando eu vejo que ele vai acender um cigarro, já saio de perto. O fumante sofre vários efeitos ao tentar parar de fumar ou quando fica sem cigarro.
Vai passando o tempo e as mudanças no fumante vão aparecendo: sua aparência fica velha e a nicotina vai afetando algumas partes do seu corpo; seu cheiro fica forte, o mau hálito aumenta, seus dentes ficam amarelos e seu pulmão vai se acabando. O vício vai aumentando cada dia mais e assim, o fumante chega a fumar na base de duas carteiras de cigarros por dia.
O vício vem do seu psicológico e pra vencer este vício e parar de fumar, nenhum médico e ninguém pode fazer isso por você, apenas você mesmo e só não vence esse vício quem é fraco da cabeça e não acredita em si mesmo.
E antes de pôr um cigarro na boca, pense no seu bem estar e na sua vida.
(Texto escrito pela aluna Ana Flávia Popia, 7ª série B)

Cigarro: um mal que vicia

Nunca fume, pois depois que começar não é fácil parar e ainda irá prejudicar a sua saúde; você ficará dependente do cigarro.
Ainda mais: o cigarro é composto por uma droga que deixa as pessoas dependentes do cigarro.
Nunca “vá na onda” de fumantes, pois elas já são dependentes dessa substância; fale “não”, preserve sua vida!
Tendo pais ex-fumantes, sinto orgulho por eles terem conseguido parar de fumar e nunca mais terem posto um cigarro que seja na boca.
Entendo que não é fácil parar de fumar, pois as pessoas fumantes, que só pensam em cigarro, tornam-se cada vez dependentes; além de não conseguirem parar de fumar, fumam cada vez mais cigarros por dia.
Além do cheiro insuportável, o mau hálito e outras coisas, as pessoas sempre irão ter prejuízos com o cigarro, pois estarão gastando dinheiro e acabando com sua própria vida.
Cuide de sua vida, nunca fume, preserve a sua integridade física e moral!

(Texto escrito pela aluna Verônica Menegassi, 7ª série B)

Observação: Estes textos foram produzidos pelas alunas citadas, depois de uma leitura sobre o assunto “CIGARRO”, conversa em sala com os alunos da 7ª série B, durante aulas de Língua Portuguesa com a professora Paula Gibbert e um valoroso depoimento do professor Jorge José de Arruda o qual fumou durante 20 anos e está em processo de parar de fumar. Disse que faz um ano e 3 meses que não põe um cigarro na boca e prefere não colocar mais para não correr o risco de voltar a ser fumante.

Nenhum comentário: